Sáb, 20 de Julho de 2019

Voce está aqui:  Home Educação Física e Desporto

Faculdade de Educação Física e Desporto
Sex, 30 de Setembro de 2011 14:16
A Faculdade de Educação e Desporto foi criada no ano de 1993 tendo iniciado as suas actividades em instalações alheias, com um corpo docente efectivo de 3 professores, dos quais apenas um pós-graduado, e com um corpo discente de 30 estudantes. A FEFD tinha como objectivo a formação de quadros a nível superior. Iniciou com um curso de Bacharelato, tendo introduzido o curso de Licenciatura 4 anos depois. Abriu em 2008 o primeiro programa de Mestrado.

A primeira prioridade da Faculdade foi a formação do seu corpo docente pelo que um grande investimento foi realizado na formação, numa primeira fase, ao nível de Mestrado. Esta formação foi realizada no exterior com o especial apoio da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-Porto). Um total de 10 docentes adquiriram este nível naquela Universidade sendo que uma parte através dum curso daquela Universidade em Maputo. Posteriormente, a Faculdade iniciou a formação de doutorados, recorrendo ao apoio daquela instituição.

Nos primeiros anos de funcionamento uma grande parte do trabalho docente foi realizado com o recurso a assistência externa, outra vez baseado na grande cooperação com a FCDEF-UP e apoiado financeiramente pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projecto constituíu um enorme sucesso que se pode medir pela facto de, nos dias de hoje, a Faculdade ser autônoma para a docência ao nível de Bacharelato e Licenciatura.

Um outro domínio de investimento tem sido a investigação científica. Assim, e relativamente ao contexto onde se insere, a produção científica é já considerável mesmo que ainda sem consistência absoluta. Destaca-se nesta produção uma vasta cooperação no domínio nacional e internacional o que tem constituído uma forte mais valia para a Faculdade.

No momento a Facudade tem estudantes distribuidos em cursos nomeadamente, Bacharelato e Licenciatura em ensino de Educação Física e Desporto, Bacharelato e Licenciatura em Gestão Desportiva, Mestrado em Educação/Ensino de Educação Física e Desporto e Mestrado em Treino de Crianças e Jovens.

Missão da Faculdade

A Missão da Faculdade é instituida pelos Estatutos da Universidade Pedagógica onde se descreve a Missão da Universidade como a de:

"Formar com qualidade, ao nível superior, professores para todos os níveis de ensino (infantil, primário, secundário, especial, técnico, profissional e superior) e outros quadros para as áreas educacionais e afins.
Promover e incentivar a investigação científica, estudar as aplicações da ciência e da técnica nas áreas prioritárias de desenvolvimento do país e divulgar os seus resultados"

Em concordância com a Missão da Universidade a acção da Faculdade se desenvolve no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Hosting: Ilimitada Hosting Chile VPS